UESC realiza o 4º Simpósio Internacional
O 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Sipemat), com o tema central “Educação Matemática e contextos da diversidade”, será realizado pela Universidade Estadual de Santa a Cruz – UESC no período de 29 a junho a 1º de julho. O evento, com discussões mais circunscritas à pesquisa, é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) e já conta com inscrições de 600 pesquisadores e alunos de pós-graduação do Brasil, Portugal, Espanha e Colômbia.
Segundo os organizadores, o Sipemat no Estado da Bahia, mais especificamente na UESC, se justifica por ser neste contexto que se encontra o primeiro mestrado da área de Matemática da região Nordeste do Brasil, iniciado em 2012, quando ocorreu a terceira edição do Simpósio. “ Desta forma a sinergia da comunidade de pesquisadores envolvidos com o Sipemat impulsionou e contemplar do PPGEM como cenário de debates das pesquisas que estão sendo desenvolvidas na área da “Educação da Matemática”, textualiza a coordenação do 4º Simpósio.”
Visão geral – Há entendimento de que a Educação Matemática vem passando por diferentes avanços no panorama mundial e diferentes perspectivas de pesquisa surgem nesse cenário. Uma dessas perspectivas é impulsionada pela presença de múltiplas culturas, nacionalidades, raças e etnias nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Essa necessidade torna latente a necessidade de expandir pesquisas e discussões, bem como buscar a ampliação da produção de conhecimentos científicos que atendam às demandas especificas por uma Educação Matemática Crítica e Inclusiva.
Os estudiosos dessa área do conhecimento entendem que o Brasil possui uma grande tradição de estudos culturais em Educação Matemática, tendo o professor Ubiratan D’Ambrosio como o seu principal expoente. Além disso, diversos trabalhos foram desenvolvidos mostrando o pensamento matemático em grupos culturalmente diversos, como os povos indígenas, quilombolas, pescadores, vendedores de rua, dentre outros.
O SIPEMAT é um encontro que nasceu de um debate acerca de questões relativas ao ensino de estatística, ganhou corpo e ampliou sua abrangência para discussões pertinentes a diferentes aspectos da Educação Matemática. Juntou-se a estes fatores o interesse em promover um encontro de nível internacional no Nordeste, uma vez que eventos desse porte ocorrem prioritariamente no eixo Sul-Sudeste. Desde o início, o SIPEMAT tem buscado congregar educadores matemáticos do Brasil e do exterior. Assim, tem-se avançado no sentido de se estabelecer intercâmbios, visando a realização de pesquisas e publicações, de modo a integrar experiências que conduzam a avanços nos debates acerca da aprendizagem e do ensino da Matemática.
As duas primeiras edições aconteceram no Estado de Pernambuco, na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e na Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Em sua terceira edição o evento foi realizado no Estado do Ceará, em Fortaleza, com a organização do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará – UFC e do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Estadual do Ceará – UECE.
O 1º SIPEMAT aconteceu em 2006, discutindo o tema “Um olhar ampliado sobre a sala de aula”, buscando articular a vertente da pesquisa à questão do ensino e da aprendizagem dessa disciplina. O evento contou com a participação de cerca de 300 participantes. Estiveram presentes pesquisadores da França, Portugal e Inglaterra, que trouxeram suas reflexões acerca da pesquisa nessa área e suas relações com a sala de aula de Matemática.
Em 2008, foi realizado o 2º SIPEMAT visando avaliar as duas décadas de pesquisa sobre a Matemática trabalhada dentro e fora da sala de aula. Esta temática teve como marco as pesquisas em Etnomatemática, bem como a publicação da coletânea "Na Vida, dez; na escola, zero," que estava comemorando 20 anos de sua publicação. O público ampliou-se, em relação ao evento anterior, apresentando cerca de 450 participantes. Os países que se fizeram presentes foram França e Estados Unidos.
Acreditando na necessidade de integrar nos debates sobre a Educação Matemática aqueles profissionais que majoritariamente são responsáveis pela formação matemática da sociedade, a terceira edição (3º SIPEMAT), no Estado do Ceará no ano de 2012, além dos alunos de pós-graduação e dos pesquisadores, agregou professores da Educação Básica. Desta maneira, o número de participantes foi ampliado para 1500 participantes. Participaram pesquisadores convidados da França, Estados Unidos, Inglaterra, Chile e Israel. O tema debatido foi: Matemática, Cultura e Tecnologia.